//
você está lendo...
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação

O bibliotecário pesquisador: um estudo com topônimos transplantados

SILVA, Maria Weilanny Pinheiro da; OLIVEIRA, Maria Odaisa Espinheiro de. O bibliotecário pesquisador: um estudo com topônimos transplantados. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, out., 2012. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/moci/article/view/1642/1061&gt;. Acesso em: 26 jul. 2013.

Resumo
Apresenta um levantamento teórico sobre toponímia. Aborda o conceito e as maneiras de classificação, que neste caso usa-se a classificação taxonômica. Mostra a deficiência de materiais sobre esse assunto e a dificuldade de encontrá-lo seja em qualquer meio. Objetiva levantar a ideia de que este método é multidisciplinar e de suma importância para a preservação da memória documental e social da comunidade em que vivemos, e a necessidade da preservação da cultura local, que neste trabalho terá o enfoque das localidades de Altamira, Bragança e Cametá, no entanto, é importante ressaltar que a toponímia é um estudo existente em todo o Brasil, dessa forma o que foi usado aqui, também poderá ser usado nas narrativas de qualquer região. Tem como metodologia o levantamento teórico, baseados em autores renomados como: Vanderci de Andrade Aguilera e Maria Vicentina da Paula do Amaral Dick. Aborda os problemas e resultados da pesquisa, além de uma possível solução, que é a alimentação de uma base de dados, para que possa haver uma recuperação desses termos, e assim contribuir com a preservação da memória dos ambientes estudados.

Palavras-chave: Toponímia. Memória. Preservação.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: