//
você está lendo...
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação

Relações entre a teoria matemática da comunicação e a ciência da informação

SANTOS, Izabel Lima dos; NUNES, Jefferson Veras. Relações entre a teoria matemática da comunicação e a ciência da informação. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, out., 2012. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/moci/article/view/1693/1140&gt;. Acesso em: 26 jul. 2013.

Resumo
A Ciência da Informação (CI) desde sua origem tem como uma de suas principais características a interdisciplinaridade e devido a tal característica é comum que a CI tanto sofra influência como seja influenciada por outras áreas do conhecimento. Dentre as inúmeras influências sofridas pela CI destaca-se a Teoria Matemática da Comunicação, também denominada de Teoria da Informação, apresentada por Claude E. Shannon a comunidade cientifica em 1948. A referida teoria, apesar de analisar apenas o primeiro dos três níveis do processo informacional, nível este que se refere exclusivamente aos problemas técnicos relativos ao transporte físico da informação, continua sendo amplamente utilizada pela CI. Diante disso, este trabalho, por meio de revisão de literatura, tem como objetivo demonstrar as contribuições prestadas pela referida teoria à Ciência da Informação e as relações existentes, ainda hoje, entre a Teoria Matemática da Comunicação e esse campo do conhecimento.

Palavras-chave: Teoria Matemática da Comunicação. Teoria da Informação. Ciência da Informação. Fundamentos Teóricos da Ciência da Informação. Recuperação da Informação.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: