//
você está lendo...
Biblioteca Escolar em Revista

A atividade de “indicação de leitura” realizada no IFSP: promoção de práticas de incentivo à leitura

SANTOS, Cintia Almeida da Silva; SANTOS, Marcel Pereira. A atividade de “indicação de leitura” realizada no IFSP: promoção de práticas de incentivo à leitura. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 2, n. 1, p. 55-68, 2013. Disponível em: <http://revistas.ffclrp.usp.br/BEREV/article/viewFile/184/pdf >. Acesso em: 06 ago. 2013.

Resumo
A promoção de práticas de incentivo à leitura é frequentemente realizada pelos bibliotecários e demais profissionais da informação na tentativa de apresentar aos usuários das bibliotecas e demais unidades de informação a leitura como um evento social, prazeroso e não obrigatório, que pode permear diversas vertentes do mundo real ao mundo imaginário. O ato da leitura nada custa ao leitor ao mesmo tempo em que o enriquece e o engrandece à medida que propicia a construção de novos conhecimentos. Este artigo abarca a importância da realização das práticas de incentivo à leitura na contribuição da formação do aluno leitor e também apresenta o relato de uma simples experiência pensada, organizada e realizada pela Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Araraquara chamada “Indicação de Leitura” esta atividade objetiva apresentar aos usuários da biblioteca o fantástico mundo literário ali disponível. A atividade que é realizada mensalmente gerou um aumento significativo no empréstimo das obras literárias indicadas para leitura, fator que demonstrou a participação e o envolvimento dos usuários da biblioteca com esta atividade.

Palavras-chave: Biblioteca Escolar. Práticas de Incentivo à Leitura. Instituto Federal de São Paulo.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: