//
você está lendo...
Ciência da Informação

Diálogo entre a teoria do Círculo de Bakhtin e a ciência da informação

BUFREM, Leilah Santiago; ARBOIT, Aline Elis; SORRIBAS, Tidra Viana. A utilização das estatísticas criminais no planejamento da ação policial: cultura e contexto organizacional como elementos centrais à sua compreensão. Ciência da Informação, Brasília, v. 40, n. 2, p. 145-159, maio/ago. 2011. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/1939/1404>. Acesso em: 12 ago. 2013.

Resumo
O estudo traz resultados de uma leitura sobre elementos da teoria do Círculo de Bakhtin (CB) aplicados a conceitos relacionados à área da ciência da informação (CI), expressos na literatura periódica do campo. Analisa como os autores se reportam ao CB, como se configuram os conceitos e quais as possibilidades de interpretação oferecidas. Utiliza a análise das citações dos autores do Círculo como método para construção de um corpus, do qual extraem dados que subsidiam os processos de sistematização, análise e interpretação dos resultados. Analisa de maneira qualitativa e ampla aspectos que no seu conjunto oferecem possibilidades de aplicação da teoria do CB no domínio da CI. A trajetória permite acompanhar a tomada de consciência das categorias de análise, com a ênfase no enunciado quando assumido pelos participantes do processo de construção cognitiva da CI. Discute também os conceitos de informação e linguagem, diálogo a partir do qual se procede a análise dos dados. Buscando aporte nos autores do CB, observa a defesa de uma concepção social e historicamente contextualizada dos processos inerentes às teorias e práticas de organização e representação do conhecimento.

Palavras-chave: Ciência da informação. Círculo de Bakhtin. Dialogismo. Linguagem.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: