//
você está lendo...
Ciência da Informação

A interoperação com repositórios digitais: protocolos e exemplos

RODRIGUES, Alessandra Pereira; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach; SCHMITT, Marcelo Augusto Rauh; CAZELLA, Sílvio César. A interoperação com repositórios digitais: protocolos e exemplos. Ciência da Informação, Brasília, v. 40, n. 3, p. 349-363-144, out./dez., 2011. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/2024/1449>. Acesso em: 7 out. 2013.

Resumo
Com a evolução das tecnologias, surgiram protocolos de comunicação para tornar viável a interoperação entre sistemas heterogêneos, permitindo intercâmbio de informação entre eles e tornando possível o acesso aos serviços e informações desejados a partir de um ponto de contato, Isto facilitou e agilizou o processo de recuperação da informação. Bibliotecas e repositórios são exemplos de sistemas de informação construídos inicialmente de forma independente e que passaram a ser integrados para facilitar o acesso a acervos de conteúdos digitalmente disponibilizados. Esses tipos de sistemas necessitam ser integrados entre si e com outros sistemas. Este artigo traz um panorama dos protocolos utilizados para prover a interoperação entre sistemas, em especial de bibliotecas, seguido da apresentação de soluções adotadas para prover a integração de repositórios digitais entre si e com outros sistemas. Um exemplo de interação entre repositórios formando uma federação de repositórios é inicialmente descrito. Outro exemplo envolvendo interoperação entre um repositório e um sistema virtual de aprendizagem é também apresentado e discutido com mais detalhes.

Palavras-chave: Interoperação. Biblioteca. Repositório Digital.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: