//
você está lendo...
DataGramaZero

O panopticon de Bentham e a visibilidade da tecnologia da arquitetura no espaço de informação

MAIA, Manuela Eugênio; AQUINO, Mirian de Albuquerque. O panopticon de Bentham e a visibilidade da tecnologia da arquitetura no espaço de informação. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 14, n. 4, ago. 2013. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/ago13/Art_05.htm>. Acesso em: 26 dez. 2013.

Resumo
A virada do século possibilitou alterações nos espaços de informação e, concomitantemente, atribuiu novos conceitos à informação e ao conhecimento. As tecnologias da informação e comunicação e os contínuos fluxos de informação situam-nos na presença de um mundo caracterizado pela constante vigilância e controle, mediados pelas câmaras e microfones encobertos, sem qualquer semelhança com a ficção. Vivemos em uma sociedade ancorada no controle cotidiano que invade a esfera do trabalho com o uso da tecnologia do olhar que modifica toda a concepção arquitetônica dos espaços para definição de ambientes claros e transparência. Economia de tempo que, em uma única percepção visual, auxilia na visualização dos sujeitos e nas atividades que estão sendo realizadas. Nas edificações arquitetônicas pós-modernas são perceptíveis o excesso de material espelhado, a facilidade visual e a transparência dos espaços, onde o olhar é a tônica do processo de controle e vigilância. Tal processo encontra as suas raízes no Panopticon de Bentham, analisado por Foucault, ao estudar as relações de poder que atravessa todas as sociedades, servindo para uma análise na pós-modernidade, onde novos instrumentais são acionados para o exercício do poder. O objetivo desse estudo é identificar a presença dos princípios do Panopticon de Bentham na arquitetura das bibliotecas universitárias, localizadas no estado da Paraíba. A analítica do poder foucaultiana, de cunho histórico-filosófico e interpretativo, serve como metodologia de análise das tecnologias do poder que agem sobre os corpos na sociedade tecnológica, a qual é conhecida hoje como sociedade da informação e sociedade do conhecimento. Na escolha das bibliotecas, de forma intencional, consideramos como critérios os serviços oferecidos e o volume de acervo armazenado em cada um dos sistemas. Concluímos que a tecnologia do olhar, segundo os princípios do panopticon, permeia a arquitetura dos dois espaços de informação analisados por meio da vigilância e controle.

Palavras-chave: Panopticon de Bentham; Tecnologia do olhar; Biblioteca – Arquitetura; Foucault.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: