//
você está lendo...
DataGramaZero

Avaliação técnica de usabilidade em fórum online de um curso stricto sensu

MOREIRA, Jonathan Rosa; RIBEIRO, Jefferson Bruno Pereira. Avaliação técnica de usabilidade em fórum online de um curso stricto sensu. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 14, n. 5, out. 2013. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/out13/Art_05.htm>. Acesso em: 28 dez. 2013.

Resumo
A qualidade de um Ambiente Virtual de Aprendizagem pode ser um fator que contribui para a consolidação da modalidade de ensino a distância. O princípio de usabilidade de software é um elemento que precisa ser considerado para que se obtenham resultados mais eficazes no processo de aprendizagem a distância. Este estudo visa avaliar os mecanismos de usabilidade presentes no fórum de discussão do Ambiente Virtual de Aprendizagem do curso de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília, sob o enfoque da metodologia House of Quality com os conceitos pertinentes à ISO 9126, associado à técnica científica de observação participativa. Essa associação permite a avaliação dos requisitos não funcionais de qualidade relativos ao princípio de usabilidade de software. Tal avaliação tem por objetivo a contribuição com indicações de melhorias no processo de ensino e aprendizagem, assim como a identificação de características que podem aprimorar o acesso dos usuários à informação desejada, permitindo-lhes maior autonomia, e estimular a opção e a participação na modalidade de Educação a Distância.

Palavras-chave: Qualidade de software; Usabilidade; Ambiente virtual de aprendizagem; Requisitos não funcionais.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: