//
você está lendo...
DataGramaZero

Mídia e violência: dicotomia deontológica entre ética e prática jornalística

DANTAS, Geovanna Adya Cordeiro; LEITE, Jailma Simone; TARGINO, Maria das Graças. Mídia e violência: dicotomia deontológica entre ética e prática jornalística. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 14, n. 5, out. 2013. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/out13/Art_06.htm>. Acesso em: 28 dez. 2013.

Resumo
Os princípios éticos norteados pela deontologia expressa no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros estão em confronto com a prática vivenciada nas redações das emissoras de televisão. A violência toma espaço midiático capaz de transmutar o imaginário das pessoas a partir da teatralização de apresentadores de programas policiais. Discute-se, assim, o distanciamento entre os limites proibitivos do Código em termos teóricos e a prática de empresas e profissionais de comunicação, trazendo à tona alguns exemplos do cotidiano televisivo, no caso de João Pessoa, Paraíba. A relação jornalismo x consumo midiático, em que a notícia se transforma em mercadoria e o sujeito em matéria-prima da exploração mercantil, tende a ameaçar o perfil social do jornalismo e do jornalista, e, portanto, comprometer a responsabilidade social da área. A pesquisa, de natureza descritiva e qualitativa, infere que há incidência elevada de infrações contra o Código e até mesmo contra a Constituição da República Federativa do Brasil no que tange à difusão de atos desviantes, com ênfase para a violência. Resta a alternativa de visualizar o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros como mera “carta de intenções” do comportamento ideal do jornalista frente à sociedade. Aos órgãos de classe compete empreender trabalho ininterrupto de conscientização desses profissionais, visando ao cumprimento do Código, com emprego de punições, sempre que necessário.

Palavras-chave: Jornalismo; Violência; Ética e responsabilidade social; Código de Ética dos jornalistas brasileiros.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: