//
você está lendo...
DataGramaZero

A visualização da informação : uma afetividade para olhar a informação

BARRETO, Aldo de Albuquerque. A visualização da informação : uma afetividade para olhar a informação. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 14, n. 6, dez. 2013. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/dez13/Art_01.htm>. Acesso em: 29 dez. 2013.

Resumo
A informação vincula o homem ao seu destino e durante sua existência institui as referências para ele percorrer a sua aventura individual no espaço e no tempo. A estrutura desta informação é uma narrativa escrita em uma base física; inscrição e estrutura formam um conjunto de elementos de um todo ordenado e com princípio lógico. Aqui, trabalhamos com o pressuposto de que a estrutura de informação bem visualizada potencializa a percepção. A visualização da Informação tem como objetivo o estudo das formas de representação usadas para uma apreensão visual amigável de um conteúdo. Suas técnicas buscam adequar o espaço da estrutura para que a representação visória gerada ao olhar seja a que melhor mostre o conteúdo da mensagem. Reduz o “estresse cognitivo” do receptor – provocado pela tensão entre o que o olho vê e o que a mente processa na interiorização do conteúdo. Quando a informação é apresentada de maneira destinada ao olhar permite uma visualização conciliadora na decodificação do conteúdo. Na tranquilidade cognitiva o receptor tem na assimilação uma fruição visual.

Palavras-chaves: Visualização da informação: Percepção; Informação e conhecimento; Estresse cognitivo; Economia cognitiva: Eye-tracking.

Anúncios

Discussão

Um comentário sobre “A visualização da informação : uma afetividade para olhar a informação

  1. Ótimo artigo!

    Publicado por Maurício Amormino Júnior | 24/02/2014, 09:52

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: