//
você está lendo...
DataGramaZero

Personalização no jornalismo on-line: Uma análise de conteúdo dos principais jornais

SCHMITT, Valdenise; VARVAKIS, Gregorio. Personalização no jornalismo on-line: Uma análise de conteúdo dos principais jornais. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 14, n. 6, dez. 2013. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/dez13/Art_05.htm>. Acesso em: 29 dez. 2013.

Resumo
Este artigo descreve como as organizações jornalísticas estão explorando nos computadores de mesa e nos laptops a ideia do jornal personalizado, popularizada por Nicholas Negroponte nos anos 1990. A pesquisa é de abordagem exploratória e descritiva. Para a obtenção dos dados, adotou-se a análise de conteúdo, utilizada mediante a construção de categorias definidas a priori, que consideraram os objetivos da pesquisa e os estudos sobre customização em massa e personalização na web. Foram analisados 43 jornais mundiais que atraem um número significativo de usuários únicos por mês, 42, em todas as categorias de análise. A maioria dos jornais oferecia acesso livre às notícias, poucos limitavam a leitura de notícias mediante assinatura ou registro do usuário no site. Trinta e quatro de 37 jornais que apresentavam Política de Privacidade declaravam que coletavam informações sobre os usuários via cookies, associados ou não com outras tecnologias de rastreamento, para direcionar conteúdo editorial e comercial, bem como desenvolver novos produtos e/ou serviços. Em relação aos recursos de personalização de notícias, 36 jornais adotavam um ou mais recursos de personalização adaptável, os quais demandam tempo e esforço do usuário para configurar suas preferências; 38 incorporavam personalização efêmera e, apenas dois, personalização persistente, ambos classificados como recursos de personalização adaptativa. Os resultados indicam que a personalização nos jornais está em curso e tende a aumentar para maximizar as receitas on-line em um momento que poucas organizações conseguem fazer do jornalismo on-line um negócio rentável.

Palavras-chave: Customização em massa; Individualização; Jornalismo on-line; Notícias on-line; Personalização; Conteúdo dirigido.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: