//
você está lendo...
DataGramaZero

As tecnologias assistivas e a pessoa cega

NUNES, Elton Vergara; DANDOLINI, Gertrudes Aparecida; SOUZA , João Artur de. As tecnologias assistivas e a pessoa cega. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, fev. 2014. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/fev14/Art_05.htm>. Acesso em: 30 maio 2014.

Resumo
O presente artigo discute os resultados da pesquisa qualitativa intitulada “As tecnologias assistivas utilizadas por pessoas cegas em seu cotidiano”, que teve por objetivo identificar o seu efetivo uso, bem como verificar, dentre elas, quais são as mais utilizadas por sujeitos cegos em suas atividades diárias. A pesquisa buscou também identificar a relevância dessas tecnologias na mediação da inclusão social das pessoas cegas. Para tanto, o artigo apresenta, inicialmente, uma revisão da literatura que trata da deficiência visual e da Tecnologia Assistiva. Na sequencia, a revisão da literatura é articulada com os resultados da pesquisa, numa discussão entre teoria, tendências e opinião dos sujeitos, apontando para a importância desses recursos na vida dos respondentes. Na parte final, é apresentada uma reflexão sobre as dificuldades de acesso a essas tecnologias, muitas vezes agravada por políticas governamentais adotadas sem o devido conhecimento das reivindicações das pessoas cegas. Finalmente, a pesquisa revelou que muitas das soluções desejadas pelos usuários já existem, sendo, porém, desconhecidas ou inacessíveis a eles; evidenciou também que as melhores soluções resultam do trabalho de cooperação entre pesquisadores e usuários e de incentivos governamentais.

Palavras-chave: Tecnologias assistivas; Deficiência visual; Acessibilidade; Inclusão; Pessoas cegas.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: