//
você está lendo...
Revista ACB

As patentes de Santa Catarina segundo seus depósitos: estudo métrico nas Instituições de Ensino Superior

MORAES, Clarissa Kellermann de; PINTO, Adilson Luiz; DUTRA, Moisés Lima; MATIAS, Márcio. As patentes de Santa Catarina segundo seus depósitos: estudo métrico nas Instituições de Ensino Superior. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.19, n.1, p. 33-51, jan./jun., 2014. Disponível em: <http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/937/pdf_85 >. Acesso em: 12 maio. 2014.

Resumo
O desenvolvimento em inovação pelas Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa de Santa Catarina vive um crescimento. Apesar de figurar como exemplo no meio científico e tecnológico nacional, o estado de Santa Catarina necessita de maiores estudos voltados ao seu desenvolvimento tecnológico e de inovação. A pesquisa teve como objetivo o estudo métrico da inovação nas principais IES e Institutos de Pesquisa do estado. Pretendeu-se investigar as áreas em que estão sendo desenvolvidas inovações, quem são os principais autores, como ocorrem as relações das instituições com as empresas e a origem dos investimentos. Para cumprir estes objetivos recorreu-se ao instrumento de coleta de dados por meio de busca na base de patentes do INPI. Os resultados mostram que a UFSC concentra a maior parte da produção de patentes, seguida pela FURB, CERTI, UNIVALI e IFSC. Há colaboração de instituições de fora do estado. Também há parceiras de empresas, com destaque para a WHIRLPOOL S.A. Santa Catarina passou a ter relevância na produção de patentes a partir de 2008. Dentre os autores encontrados, 05 são Bolsistas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq e 18 são Bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq. As áreas do conhecimento mais significativas, de acordo com a Classificação Internacional de Patentes, são a física e a química, com 41,8% do total. Os autores são principalmente das áreas das engenharias e da saúde. As parcerias com empresas são resultados de relações bem sucedidas com as IES, que resultam também em investimentos. Santa Catarina está crescendo a cada ano em inovação e pode tornar-se em breve destaque nacional.

Palavras-chave: Patentes; Santa Catarina; Inovação; Indicadores.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: