//
você está lendo...
Revista ACB

Definição de critérios de seleção para obras raras da Biblioteca Pública de Santa Catarina, Brasil: relato de experiência

ESPÍNDOLA, Priscilla Ludtke; DUARTE, Evandro Jair. Definição de critérios de seleção para obras raras da Biblioteca Pública de Santa Catarina, Brasil: relato de experiência. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.19, n.1, p. 135-146, jan./jun., 2014. Disponível em: <http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/944/pdf_94 >. Acesso em: 12 maio 2014.

Resumo
Este trabalho constitui-se em um relato de experiência de estágio extracurricular realizado na Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC). As atividades realizadas até o momento objetivaram a criação de uma proposta de critérios de seleção para embasar o processo decisório de quais materiais devem constituir o acervo do Setor de Obras Raras da BPSC. Trata-se de um estudo que visa estudar critérios empregados na seleção de Obras Raras, o que caracteriza esta investigação como contendo o uso do método exploratório, com um viés fenomenológico para a apresentação da experiência do estágio acadêmico e utilizou-se de emprego de fontes bibliográficas (como os artigos científicos da área da Biblioteconomia) e de fontes documentais da BPSC (como os relatórios gerados pelo software empregado para gerenciar o acervo e um esboço de política existente). Elenca uma série de critérios que são sugestões para o trabalho de seleção para compor a coleção de Obras Raras, o que é caracterizado como resultado da pesquisa final. Ao final, espera-se que os critérios sugeridos possam ser acrescentados à Política de Gestão de Estoques Informacionais (PGEI) que a Instituição está desenvolvendo no momento em que este relato é descrito. Assim como, espera-se uma continuidade de estudos e reflexões para avaliação dos critérios e melhorias se houver necessidade para tal.

Palavras-chave: Obras raras; Biblioteca Pública; Critérios de seleção; Política de desenvolvimento de coleção; Gestão de estoques informacionais.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: