//
você está lendo...
Revista ACB

O Foursquare como ferramenta de marketing: uma análise sobre a Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará, Brasil (UFPA)

PIRES, Erik André de Nazaré; GIRARD, Carla Daniella Teixeira. O Foursquare como ferramenta de marketing: uma análise sobre a Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará, Brasil (UFPA). Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.19, n.1, p. 89-101, jan./jun., 2014. Disponível em: <http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/933/pdf_90 >. Acesso em: 12 maio 2014.

Resumo
Apresenta a rede social Foursquare na perspectiva de interação com os usuários no segmento virtual, com foco da pesquisa direcionado a Biblioteca Central (BC) localizada na Universidade Federal do Pará (UFPA). O estudo tem como fito mostrar como essa tecnologia pode ser uma ferramenta eficiente para realização de estudos referente a desenvolvimento do plano de marketing para bibliotecas e para saber sobre problemas enfretados pelas mesmas. O procedimento metodológico e operacional visa quanto a sua natureza, a pesquisa bibliográfica, e quanto a seu objetivo, a pesquisa exploratória e descritiva, tendo em vista a abordagem quantitativa e qualitativa feita através da observação sistemática e obtenção dos dados feitos diretamente na Home Page da referida rede social. Os resultados demonstram que a grande parte da população pesquisada reclama das condições do estado físico da BC, principalmente no que se refere ao desconforto para realização dos estudos, não apresentado contribuições positivas para o marketing da biblioteca. Conclui que a adoção de políticas de comunicação com os usuários mediada, sobretudo no campo virtual, proporciona subsídios de além do marketing, tem a possibilidade de ter conhecimento no que diz respeito aos entraves apresentados pelas unidades de informação.

Palavras-chave: Rede social; Marketing; Universidade Federal do Pará – Biblioteca Central; Internet.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: