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Análise de diferentes conceitos de educação por meio das redes semânticas

SANTOS JÚNIOR, Reginaldo Pereira dos; RODRIGUES, Ana Áurea Alécio de Oliveira; LOPES, Cláudia Ribeiro; DÉJARDIN, Isabelle Pedreira; PEIXOTO, Jurema Lindote Botelho; CUNHA, Marcelo do Vale. Análise de diferentes conceitos de educação por meio das redes semânticas. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, jun. 2014. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/jun14/Art_03.htm>. Acesso em: 21 jul. 2014.

Resumo
Conceitos, a partir de suas posições e relacionamentos nas redes de palavras, têm sido objeto de estudo nos últimos anos. Buscam-se comparar métodos de análise de redes com outros consolidados na literatura. As redes semânticas são utilizadas para análise de artigos científicos relacionados com a educação. O objetivo deste artigo é explicitar as relações entre uma forma de análise quantitativa, com um estudo qualitativo baseado na abordagem da análise de discurso francesa. Neste texto, cognição e linguagem interagem como sistemas complexos, possibilitando a compreensão dos conceitos abordados nas redes, por meio de análise das redes complexas. Os resultados sugerem que os discursos empresariais sobre a educação corporativa são fortemente alinhados e doutrinários, apresentando muitos conceitos e valores consonantes que divergem da abordagem dos discursos acadêmicos. A utilização das redes semânticas – quando conjugada com outras metodologias – auxilia na percepção das relações de sentido nos processos de construção e difusão do conhecimento.

Palavras-chave: Análise de redes; Redes semânticas; Educação corporativa; Redes sociais; Redes complexas.

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