//
você está lendo...
InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação

Normalização na prática: um breve relato sobre normalização e a experiência do grupo Normalizadores

SOUZA SANTOS, Mara Roxanne; SAMPAIO, Denise Braga. Normalização na prática: um breve relato sobre normalização e a experiência do grupo Normalizadores. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 5, n. 1, p. 151-165, mar./ago. 2014. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v5i1p151-165>. Acesso em: 04 ago. 2014.

Resumo:
O presente trabalho relata, de maneira sucinta, sobre a utilização das normas publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – no meio acadêmico. E a partir de experiências adquiridas a criação de um grupo voltado especificamente para as práticas de normalização de trabalhos acadêmicos. É exposto, de forma sucinta, como a atividade de normalização é essencial para a organização, acessibilidade e troca de informações entre pesquisadores, professores e alunos. Tendo sua utilização mais frequente durante o desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso – TCCs. Para o entendimento do público em geral, buscou-se um discurso de fácil compreendimento sobre as singularidades relacionadas da atividade de normalização. A estruturação de trabalhos acadêmicos é tratada correlacionada a assuntos relevantes como a comunicação científica, ABNT, o plágio e o direito autorial. É exposta a opinião de alguns alunos sobre normalização e suas dificuldades com esta. Por fim, é relatada a experiência do grupo Normalizadores, onde são desenvolvidas atividades inteiramente ligadas a normalização de trabalhos acadêmicos; além de disseminar a importância da normalização no ambiente acadêmico.

Palavras-chave: Normalização; Padronização de trabalhos acadêmicos.

Anúncios

Sobre Fabrício Assumpção

Bacharel em Biblioteconomia, mestre e doutorando em Ciência da Informação na UNESP.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: