//
você está lendo...
DataGramaZero

O uso da análise da informação nos processos de indexação para o contexto do cordel

MAIA, Manuela Eugênio; ALBUQUERQUE, Maria Elizabeth Baltar Carneiro de. O uso da análise da informação nos processos de indexação para o contexto do cordel. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 15, n. 5, out. 2014. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/out14/Art_03.htm>. Acesso em: 29 dez. 2014.

Resumo
Numa sociedade envolvida por informação, a sua organização com vistas à recuperação é essencial. Para tanto, procedimentos que envolvem o seu tratamento são necessários no sentido de tornar as informações confiáveis e acessíveis de forma rápida. Cada vez mais, brota nas relações sociais, nos mais diversos aspectos, a ideia de que é preciso obter informação em menor custo e tempo. Nessa direção, essa lógica segue o padrão dos usuários da Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida, em específico, no tocante a busca pelos cordéis, destacada coleção com mais de 17.729 exemplares, uma das maiores do mundo. Assim, o objetivo desse artigo é identificar na análise da informação, procedimento que envolve o tratamento informacional, a sua contribuição nas práticas de indexação para acervos de cordel. Tal análise visa a garantir a qualidade técnica no que concerne à descrição temática, aspecto invariavelmente substancial na recuperação da informação. Como metodologia, baseou-se na prática da indexação de 1.400 cordéis e nas leituras de textos que envolvem a análise da informação. Apresentando os seus procedimentos, percebe-se sua relevância como parte inerente ao processo de indexação e, por conseguinte, auxiliando nas questões de recuperação. Conclui-se que a prática da análise da informação mostrou-se tão útil quanto eficaz no processo de representação da informação, em especial, na extração ou na atribuição dos termos de que tratam os cordéis.

Palavras-chave: Análise da informação; Cordel. Indexação; Tratamento da informação.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: