//
você está lendo...
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação

A biblioteca da Procuradoria da República no Estado do Pará: seu papel na democratização e no acesso da informação jurídica

PIRES, Erik André de Nazaré. A biblioteca da Procuradoria da República no Estado do Pará: seu papel na democratização e no acesso da informação jurídica. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v. 3, n. 2, out. 2013. Disponível em: < http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/moci/article/view/1975/1263&gt;. Acesso em 01 dez. 2014.

Resumo
Trata da importância da Biblioteca da Procuradoria da República integrante do Ministério Público Federal no Estado do Pará, evidenciando o seu papel democrático de acesso a informação no segmento jurídico no que se refere a essa Unidade de Informação (U.I.) na contemporaneidade. Tem como objetivo geral mostrar a influência dessa biblioteca para a sociedade paraense, relatando o seu grau de relevância ao acesso democratizado da informação nos dias correntes e visualizar como a mesma oferece um leque de oportunidades na obtenção de informações jurídicas relevantes para os usuários terem subsídios na realização de suas pesquisas, tendo como o bibliotecário jurídico um mediador entre os consulentes da informação no ramo do direito. A problematização consiste em não existir uma literatura consistente a respeito dessa U.I. e com isso proporcionando como motivação o anseio de aportar conhecimentos a respeito dessa biblioteca. O procedimento metodológico é caracterizado por meio de uma pesquisa teórico-exploratória, com o propósito de embasar a fundamentação teórica para subsidiar a produção do trabalho. Os resultados apresentam que a evolução, principalmente de cunho tecnológico da biblioteca no sentido de oferecer serviços e produtos com qualidade aos seus consulentes, com o intuito propiciar aos mesmos fontes de informações atualizadas no que diz respeito à legislação, doutrina e jurisprudência, principais fontes de informação na área jurídica e assinaturas de periódicos relevantes para esse campo profissional, juntamente com o auxílio das Tecnologias da Informação e Comunicação para satisfazerem informacionalmente os seus consulentes de modo eficiente e prático.

Palavras-chave: Procuradoria da República – Pará. Ministério Público Federal – Pará. Tecnologias da Informação e Comunicação. Bibliotecário Jurídico.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: