//
você está lendo...
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação

A importância da biblioteca universitária como mediadora do processo de ensino-aprendizagem na educação superior: um estudo de caso da Biblioteca Paulo Freire da UEPA

GIRARD, Cara Daniella Teixeira; GIRARD, Cristiane Marina Teixeira. A importância da biblioteca universitária como mediadora do processo de ensino-aprendizagem na educação superior: um estudo de caso da Biblioteca Paulo Freire da UEPA. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v. 3, n. 2, out. 2013. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/moci/article/view/1996/1420 >. Acesso em 01 dez. 2014.

Resumo
Evidencia a respeito da importância da Biblioteca Universitária na educação superior no processo de ensino-aprendizagem, tendo como estudo de caso a Biblioteca Paulo Freire. Mostrar o cenário da Biblioteca Paulo Freire enquanto mediadora do processo de ensino-aprendizagem da educação superior nos Cursos de Graduação em Pedagogia, Letras e Secretariado Trilingue. Realizar um estudo comparativo frente ao PDI, PPI e as normas estabelecidas pelo MEC com o intuito de expor o dia-a-dia da biblioteca aqui estudada. Identificar as necessidades da Biblioteca Paulo Freire colocadas pelos sujeitos-usuários através da pesquisa de campo realizada nos Cursos de Graduação em Pedagogia, Letras e Secretariado Trilingue. Adota como metodologia a realização de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, como forma de analisar o material, contextualizar e apontar a realidade da biblioteca posta em lócus observacional. A expectativa é que os resultados desta pesquisa sirvam para subsidiar propostas de ações pedagógicas que utilizem as Bibliotecas Universitárias como ferramenta de apoio na educação superior e, ao mesmo tempo aprofunde o debate teórico sobre a relevância das mesmas no processo de melhorias da qualidade dos seus serviços oferecidos a comunidade acadêmica e também a comunidade em geral.

Palavras-chave: Biblioteca universitária. Educação superior. Processo ensino-aprendizagem.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: