//
você está lendo...
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação

A importância da digitalização dos documentos memoriais da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM)

FREITAS, José Deusimar de; CRUZ, Keltom Rocha da. A importância da digitalização dos documentos memoriais da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM). Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v. 3, n. 2, 2013. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/moci/article/view/2099/1301 >. Acesso em: 19 fev. 2015.

Resumo
Estuda o processo de digitalização dos documentos memoriais da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), o qual se realiza, para que as informações sejam guardadas de forma segura, e de fácil recuperação. Enfoca a preocupação de preservar os documentos memoriais em meio digital, partindo da grande necessidade de evitar a perda dos documentos úteis que estavam ou que ainda estão em papéis. O que muitas vezes ocorre por questões climáticas, ameaças biológicas, mau manuseio, etc. Objetiva saber a utilidade da digitalização destes documentos em face à disseminação e recuperação dos mesmos, já que estes são documentos de um órgão público. Teve como metodologia a pesquisa de campo e levantamento bibliográfico. Apresenta as novas tecnologias como suporte de grande eficácia na segurança dessas informações. Enfatiza que de acordo com a velocidade em que aumenta o número de informações, a tecnologia evolui e contribui para seu armazenamento. É tanto que, atualmente, a digitalização é provida de equipamentos avançados e capazes de arquivar vários documentos no meio digital em pouco tempo. Conclui que, o uso da digitalização contribui e contribuirá de forma surpreendente, tanto no arquivamento da memória da BCZM quanto no armazenamento de outras informações que venham a esta pertencer. O que dificulta o extravio destes e facilita a recuperação dos mesmos, de forma rápida e segura.

Palavras-chave: Memória – Preservação. Digitalização. Disseminação.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: