//
você está lendo...
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação

A influência do marketing nas bibliotecas universitárias: um estudo acerca da biblioteca da FATEC-CE

FERREIRA, Maria Aparecida Nascimento; FURTADO, Maria Paloma de Oliveira; SOUZA, Irma Gracielle Carvalho de; SOUZA, Alexandre Pereira de. A influência do marketing nas bibliotecas universitárias: um estudo acerca da biblioteca da FATEC-CE. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v. 3, n. 2, out. 2013. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/moci/article/view/1999/1276 >. Acesso em 01 dez. 2014.

Resumo
A Biblioteca universitária tem como finalidade reunir, divulgar, manter organizado, preservado e em constante condição de uso seu acervo composto por obras, em qualquer suporte midiático, de relevância e pertinência para o desenvolvimento dos programas de ensino, pesquisa, extensão da comunidade acadêmica. Neste contexto, tem-se no marketing um instrumento valioso na proposta de reestruturação e promoção das organizações, por estar inserido em todas as áreas de uma organização, incluindo as bibliotecas, depreende-se que por ser um bem intangível, a “informação” passa a ser insumo estratégico para tomada de decisão e construção do conhecimento. Neste sentido, o marketing mostra-se de grande valia para que ocorram mudanças positivas na imagem da biblioteca, otimizando o acesso e o uso a informação nas mais variadas ambiências. Deste modo, o estudo em tela, objetiva diagnosticar os aspectos positivos e negativos da Biblioteca Universitária da FACTEC, no intuito de propor ações estratégicas de Marketing com vistas a melhorar a dinâmica da biblioteca. O presente estudo caracteriza-se por ser do tipo exploratório e descritivo, de caráter qualitativo, cujo instrumento de coleta de dados utilizado foi à observação direta e a entrevista semiestruturada. Propõe-se com tudo a implantação de um plano de marketing para biblioteca da FATEC no intuito de promover seus serviços e melhorar as relações entre o bibliotecário e usuários.

Palavras-chave: Biblioteca Universitária. FATEC. Marketing.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: