//
você está lendo...
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação

Alexandre Rodrigues Ferreira: um naturalista brasileiro produzindo informação sobre a Amazônia e o Centro-Oeste (1783-1792)

MACIEL, Josiane Miranda; SANTOS, Paula Stephanie Sodré dos; ASSUNÇÃO, Suelene Santana. Alexandre Rodrigues Ferreira: um naturalista brasileiro produzindo informação sobre a Amazônia e o Centro-Oeste (1783-1792). Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v. 3, n. 2, out. 2013. Disponível em: < http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/moci/article/view/1985/1265&gt;. Acesso em 01 dez. 2014.

Resumo
O século XVIII foi caracterizado por grandes avanços científicos e diversas viagens exploratórias realizadas pelas principais potências europeias aos territórios conquistados. Este trabalho objetiva verificar o papel da obra produzida pelo naturalista brasileiro Alexandre Rodrigues Ferreira ao interior da Amazônia e do Centro-Oeste, entre 1783 e 1792, tomando a como instrumento de registro e de disseminação de informações científicas sobre as regiões em foco. Para isso faz-se uma pesquisa documental, centrada no livro “Viagem Filosófica”, contextualizando-a e complementado-a com a pesquisa bibliográfica sobre a vida e a obra de Alexandre Rodrigues Ferreira. Verifica-se que a expedição do naturalista resultou num levantamento sistemático e diversificado de informações sobre os recursos naturais e os povos da Amazônia e do Centro-Oeste. Além das anotações do autor, a farta iconografia produzida funcionava como um retrato de tudo o que era visto no Brasil para ser mostrado à Coroa Portuguesa. Assim, as informações resultantes dessa expedição compõem um vasto acervo que continua a contribuir para o legado científico da época, bem como para as diversas áreas do conhecimento humano na atualidade.

Palavras-chave: Alexandre Rodrigues Ferreira (1783-1792). Viagem Filosófica. Brasil – Século XVIII.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: