//
você está lendo...
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação

Biblioteca itinerante: um estudo de caso do Projeto BiblioSESC, da rede SESC, como incentivo a leitura em uma escola na zona norte de Teresina (PI)

ARAÚJO, Emanuele Alves; BRASILINO, Fabíola Nunes. Biblioteca itinerante: um estudo de caso do Projeto BiblioSESC, da rede SESC, como incentivo a leitura em uma escola na zona norte de Teresina (PI). Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v. 3, n. 2, out. 2013. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/moci/article/view/2007/1281 >. Acesso em 01 dez. 2014.

Resumo
Uma das características das bibliotecas volantes, se não a principal, é que são bibliotecas móveis. Esse tipo de biblioteca pode ser chamada de itinerante, volante, circulante dentre outras denominações, pois é um tipo de serviço de extensão que busca suprir as demandas informacionais de comunidades carentes e centros urbanos que são desprovidos desse tipo de instituição. Percorrendo caminhos distantes a itinerância desse tipo de biblioteca, tem sido uma das soluções encontradas para levar a leitura e conhecimento à população, conseqüentemente, incentivando o hábito da leitura. Com isso, objetiva-se analisar a atuação do Projeto Biblioteca Volante do Serviço Social do Comércio (Projeto BiblioSESC), no âmbito da Zona Norte de Teresina, Piauí, para perceber a importância do papel desse tipo de biblioteca que tem como objetivo o incentivo e o desenvolvimento do hábito da leitura de comunidades carentes através do livre acesso aos livros. Para a consecução dos objetivos, em termos metodológicos, recorreu-se à pesquisa de campo, de aspecto qualitativo, mediante coletas de dados via entrevista aplicada aos usuários do Projeto. Foram tomadas por base, referências importantes desse contexto, como Freire (2009), Martins (2005), Targino (2006) entre outros. Os resultados obtidos nos permite inferir a aceitação do Projeto BiblioSESC na comunidade, como fator de incentivo à leitura, além da formação de leitores e construção da cidadania.

Palavras-chave: Biblioteca Itinerante. Incentivo a leitura. Biblioteca Volante do Serviço Social do Comércio (Projeto BiblioSESC).

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: