//
você está lendo...
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação

Biblioteca Pública Benedito Leite: análise de sua importância e as conseqüências de seu fechamento

MACIEL, Dayse Maisa Assunção; FURTADO, Denise Aroucha; ABREU, Kácia Morais de; SOARES, Rubenita Barros. Biblioteca Pública Benedito Leite: análise de sua importância e as conseqüências de seu fechamento. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v. 3, n. 2, out. 2013. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/moci/article/view/1989/1269 >. Acesso em 01 dez. 2014.

Resumo
Aborda a importância da biblioteca pública para a sociedade. A metodologia aplicada foi baseada em vasta pesquisa bibliográfica e documental e numa pesquisa de campo através de visitas. Tem como objetivo verificar a importância da biblioteca pública em meio a comunidade (sociedade), mesmo em tempos de constante mudanças tecnológicas e com o dinâmico processo de disseminação da informação nas redes sociais e considerando este, analisar as consequências do fechamento da mesma, no que implica para as comunidades adjacentes, assim como em toda a sociedade maranhense e também brasileira. Expõe a discussão do Manifesto da UNESCO sobre as missões que uma Unidade de Informação deve ter ou possuir para se caracterizar numa Biblioteca Pública. Discute a atuação das bibliotecas através de suas quatro funções: informação, cultura, lazer e educação. Menciona a história e o funcionamento da Biblioteca Pública Benedito Leite, apresentando os seus serviços e produtos. Discorre sobre a situação precária em que se encontrava infra-estrutura do prédio colonial onde se localiza a Biblioteca Pública Benedito Leite. Apresenta um breve histórico desde o seu fechamento, mostrando como a sociedade maranhense ficou órfã durante o tempo de 1 ano e 5 meses. Enfoca as conseqüências desse fechamento. É de suma importância e grandioso o valor da Biblioteca Pública como centro cultural e de memória, bem como centro informacional, e necessária a sua reforma para que este patrimônio público possa ficar para a posteridade.

Palavras-chave: Biblioteca Pública; Biblioteca Pública Benedito Leite – histórico; Manifesto da UNESCO.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: