//
você está lendo...
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação

Bibliotecas escolares como espaço de saber e interação social: um estudo nas escolas públicas de Farias Brito-CE

OLIVEIRA, Antonia Eugênia Oliveira; ALENCAR, Elisvânia Rodrigues de. Bibliotecas escolares como espaço de saber e interação social: um estudo nas escolas públicas de Farias Brito-CE. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v. 3, n. 2, out. 2013. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/moci/article/view/2010/1283 >. Acesso em 01 dez. 2014.

Resumo
Durante muitos anos a função educativa da Biblioteca Escolar foi realizada de forma pragmática e intuitiva, consequentemente proporcionando atendimentos informais aos usuários, o que comprometeu o saber e a interação com a comunidade. Sendo assim, neste contexto de desordem informacional, onde não há um reconhecimento na esfera política da Biblioteca Escolar como uma das fontes principais responsáveis para a formação cidadã, o trabalho objetiva refletir acerca das bibliotecas escolares de Farias Brito quanto ao seu funcionamento. Irá verificar o nível de satisfação dos usuários quanto às fontes informacionais, Identificar fatores que influenciam positivo e negativamente na estrutura e funcionamento das Bibliotecas Escolares, perceber como está a acessibilidade, como meio de tornar a biblioteca um ambiente sociável para todos sem distinção alguma, sejam estas física, social ou racial. Serão aplicados questionários nas três instituições para coleta de dados, a pesquisa descritiva com delineamento bibliográfico. Portanto, tornando-se de fundamental importância este olhar crítico que repensa a Biblioteca Escolar, visto que, vivemos na era da sociedade da informação, procurando oportunizar e garantir a aprendizagem bem como diminuir as barreiras existenciais/ sociais entre Biblioteca Escolar e usuários. Os resultados obtidos servirão de subsídios para fomentar debates e discussões sobre a temática proposta.

Palavras-chave: Biblioteca Escolar. Biblioteconomia. Interação informacional.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: