//
você está lendo...
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação

Palácio Cristo Rei “Guardião das Memórias da UFMA”: Patrimônio Histórico Arquitetônico do Estado do Maranhão

SILVA, Clores Holanda; PEREIRA, Elana de Jesus; FRAZÃO, Gabrielle Carvalho. Palácio Cristo Rei “Guardião das Memórias da UFMA”: Patrimônio Histórico Arquitetônico do Estado do Maranhão. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v. 3, n. 2, out. 2013. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/moci/article/view/1992/1267 >. Acesso em 01 dez. 2014.

Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de destacar o Palácio Cristo Rei não somente pelo seu conjunto arquitetônico, mas, por sua importância em abrigar o Memorial Cristo Rei, a sua estrutura e os espaços que o compõem. Contudo o Palácio Cristo Rei, pertencente à Universidade Federal do Maranhão, tombado como Patrimônio Histórico Arquitetônico do Maranhão, é destacado por sua representatividade como Guardião das Memórias da UFMA e fonte de informações que relatam e destacam a trajetória da Universidade, desde seus anseios a suas conquistas. Inicialmente, é analisado o Palácio Cristo Rei como lugar histórico que abrigou instituições como a Faculdade isolada de Filosofia (1953), que antecede a UFMA. Em seguida é relatado o Palácio Cristo Rei como sede da Reitoria da UFMA, momento em que passa a ser lugar onde são tomadas decisões que envolvem o desenvolvimento da Universidade. Posteriormente é comentado o incêndio, onde comprometeu parte das dependências, surgindo o desejo de recuperar o prédio e criar o Memorial Cristo Rei, com intuito de preservar, disseminar e registrar a memória da Universidade, através de seu acervo museológico e documental. A construção deste trabalho efetivou-se a partir da necessidade de levarmos ao conhecimento da comunidade a existência do museu da UFMA, através da pesquisa documental e bibliográfica onde buscou-se subsídios necessários para seu enriquecimento histórico. Concluiu-se que tal estudo contribui na valorização da memória coletiva da instituição, destacando sua história e identidade maranhense.

Palavras-chave: UFMA; Palácio Cristo Rei; Memória.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: