//
você está lendo...
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação

Papel da biblioteca comunitária na preservação da memória cultural da comunidade

SILVA, Bianca Soares da; MIRANDA, Gerlane Lima de; RODRIGUES, Sara Suyane de Sousa; SOUSA, Tanara Dora Xavier de. Papel da biblioteca comunitária na preservação da memória cultural da comunidade. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v. 3, n. 2, out. 2013. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/moci/article/view/1993/1271 >. Acesso em 01 dez. 2014.

Resumo
A preservação da identidade cultural de um povo se dá através da perpetuação de memórias, lembranças e vivências da comunidade. Por meio desse conjunto de características podemos definir a sua trajetória histórico-cultural. Preocupado em resguardar a riqueza histórica dos bairros que caminham paralelamente com a universidade, o Professor Luiz Tadeu Feitosa deu início ao projeto de extensão da UFC, Biblioteca Comunitária Benfica e Gentilândia, que visa à construção de um acervo a partir do resgate da memória desses dois bairros com a colaboração da comunidade, tendo esta um papel fundamental através de seus depoimentos. Também fazem parte do acervo revistas, fotografias, álbuns de família, vídeos, dentre outros. O projeto também se estende às feiras, praças, ruas, bares e calçadas, criando assim um vínculo mais íntimo com os moradores e usando esses espaços para a pesquisa de campo. O projeto tem como objetivo preservar a memória dos bairros em questão, por meio dos relatos dos moradores mais antigos fazendo assim o registro da oralidade, devidamente transcrito, fotografado e filmado. Visa ainda trazer a comunidade para mais perto da universidade, integrando-a no meio ao qual ela faz parte, pois os bairros abrigam o Centro de Humanidades da UFC. O projeto é apoiado pela universidade e vem chamando a atenção dos alunos de Biblioteconomia, Jornalismo, Comunicação e Letras que participam no voluntariado das ações do projeto. Todo trabalho vem sendo realizado com sucesso e satisfazendo as expectativas da comunidade, o que estimula ambas as partes ao contínuo aperfeiçoamento do trabalho.

Palavras-chave: Identidade cultural; Resgate; Preservação da memória.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: