//
você está lendo...
Revista ACB

O bibliotecário em face das transformações sociais: de guardião a um profissional desinstitucionalizado

SANTA ANNA, Jorge. O bibliotecário em face das transformações sociais: de guardião a um profissional desinstitucionalizado. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. 138-157, jan./abr., 2015. Disponível em: <http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/985/pdf_118 >. Acesso em: 29 jul. 2015.

Resumo
O artigo propõe reflexões acerca da evolução das competências, habilidades e atribuições do bibliotecário ao longo dos tempos, sobretudo no que se refere aos reflexos da sociedade contemporânea. A fim de atingir essa proposta, o estudo contextualiza a trajetória evolutiva das bibliotecas; apresenta as transformações oriundas com o uso das TICs; reflete as novas competências e habilidades do bibliotecário na atualidade; e, por fim, expõe os diferentes campos de atuação bibliotecária, enfatizando as práticas advindas com a prestação de serviços. Através de revisão de literatura em livros e artigos que enfoquem essa temática, bem como legislação que regulamenta o exercício profissional, concluiu-se que o bibliotecário contemporâneo deixa de ser um profissional que realiza unicamente processos técnicos e tradicionais na informação, para adquiri status de um Moderno Profissional da Informação, dotado de inúmeras competências que vão caracterizá-lo como um profissional diversificado e desinstitucionalizado. Com essa postura, desmistifica-se toda e qualquer especulação e previsão exagerada a respeito da extinção desse profissional em face dos desafios contemporâneos.

Palavras-chave: Bibliotecas. Prática bibliotecária. Moderno profissional da informação. Agente de informação. Desinstitucionalização da informação.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: