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InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação

O Papel do Bibliotecário de Referência na Construção do Letramento Informacional Acadêmico: uma Prática Intersetorial e Interdisciplinar

SANTOS, Fabiana Pereira; MACHADO, Lucilia Regina de Souza. O Papel do Bibliotecário de Referência na Construção do Letramento Informacional Acadêmico: uma Prática Intersetorial e Interdisciplinar. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 5, n. 2, p. 142-163, set. 2014/fev. 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v5i2p142-163>. Acesso em: 08 out. 2015.

Resumo:
Este relato de experiência aborda prática interdisciplinar e intersetorial exercida por bibliotecários, professores e graduandos na busca da construção do letramento informacional acadêmico na vivência universitária, mais especificamente da busca do domínio de capacidades para desvendar o universo informacional acadêmico. Ela focaliza, especialmente, a atividade e o saber-fazer de bibliotecários de referência tendo em vista tornar essa prática parte integrante do conjunto de outras que buscam ajudar e incentivar os graduandos a serem sujeitos criativos, autônomos e críticos. Esse é um desafio fundamental posto pela sociedade contemporânea ao qual a universidade deve responder. Ele coloca aos bibliotecários de referência uma tarefa nova, o exercício da função de educar, embora não tenham recebido formação específica para isso. Para tratar dessas questões, este relato discute a importância do conceito de letramento informacional para as práticas sociais no contexto de globalização e para a produção e o desenvolvimento de trabalhos validáveis no universo acadêmico. Considera a disseminação crescente do uso e desenvolvimento das TICs no universo acadêmico e suas implicações com novas demandas para alunos, professores e profissionais inseridos nesse contexto. São questões ainda pouco exploradas pela literatura e que precisam ser respondidas. Essa lacuna evidencia a importância deste relato como matéria que requer mais estudos.

Palavras-chave: Intersetorialidade; Interdisciplinaridade; Letramento informacional acadêmico; bibliotecário; Alunos de graduação

Sobre Fabrício Assumpção

Bacharel em Biblioteconomia, mestre e doutorando em Ciência da Informação na UNESP.

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