//
Apresentação

O que é InfoBCI?

InfoBCI é espaço de comunicação entre estudantes, profissionais e pesquisadores ligados a Ciência da Informação.

Neste espaço são divulgadas as novas publicações nacionais relativas aos periódicos científicos e eletrônicos ligados a Biblioteconomia e Ciência da Informação, com o objetivo de ser analisado e comentado pelo público a fim de servir, a partir da inteligência e criatividade coletiva, não somente como banco de informação critica e arquivo das publicações,  mas também como uma fonte de idéias para novos trabalhos e pesquisas.

Como funciona?

A partir das oportunidades proporcionadas pela web2.0 este blog divulga os conteúdos das novas edições dos periódico nacionais e eletrônicos voltados a Biblioteconomia e Ciência da Informação. Esses conteúdos são indexados (referência, resumo e link para o texto completo) e classificados (segundo seu tema) individualmente (artigo por artigo, resenha por resenha) a fim criar para cada pesquisa um espaço para ser comentado.

Por que e como utilizá-lo?

Este espaço tem sua utilidade no fato que pode servir, as pessoas ligadas à área do conhecimento denominado Ciência da Informação, como fonte de informação centralizada e critica sobre tudo o que é produzido em periódicos nacionais além ainda de criar um espaço de comunicação sobre esta produção permitindo a troca de conhecimentos,  formação de novas idéias e propostas para pesquisa e por fim integrar estudiosos.

Para um melhor uso deste espaço orienta-se que seu utilizador assine o feed, comente a cada publicação e visite ao blog periodicamente para verificar os comentários deixados sobre os artigos de seu interesse a fim de, com eles, ter novas idéias.

Trabalhos apresentados sobre o InfoBCI

ANDRETTA, P. I. S. et al. INFOBCI: um novo canal de comunicação científica para a Ciência da Informação. In: ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO DA REGIÃO SUL, 11., 2009, Rio Grande. Anais eletrônicos… Rio Grande: FURG, 2009. Disponível em: <http://rabci.org/rabci/sites/all/modules/pubdlcnt/pubdlcnt.php?file=http://rabci.org/rabci/sites/default/files/infobci.pdf&nid=255>. Acesso em: 16 abr. 2009.

RAMOS, R. C. et al. INFOBCI: um novo canal de comunicação científica para a Ciência da Informação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 23, 2009, Bonito. Anais eletrônicos… Bonito: FEBAB, 2009.Disponível em: <https://infobci.files.wordpress.com/2009/01/infobci.pdf>. Acesso em: 16 abr. 2009.

INAFUKO, L. A. S.; ANDRETTA, P. I. S; RAMOS, R. C. Revendo práticas de organização da informação no blog InfoBCI: primeiros estudos sobre o vocabulário controlado. In: SEMINÁRIO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 3, 2009, Londrina. Anais eletrônicos… Londrina: UEL, 2009. Disponível em: <http://eprints.rclis.org/14899/1/InfoBCI_2.pdf >. Acesso em: 10 dez. 2009.

INAFUKO, L. A. S.; ANDRETTA, P. I. S.; SILVEIRA, J. P. B. Estudo de uso no blog InfoBCI: análise a partir da abordagem tradicional dos estudos de usuário. In: SEMINÁRIO CIENTÍFICO DE ARQUIVOLOGIA E BIBLIOTECONOMIA, 2, 2011, Marília. Anais eletrônicos… Marília: UNESP, 2011. Disponível em: <https://infobci.files.wordpress.com/2009/01/inafuko_estudo-de-uso.pdf>. Acesso em: 05 maio 2011.

ANDRETTA, P. I. S. et al. El blog como fuente de información: consideraciones sobre InfoBCI. Simbiosis, Puerto Rico, v. 8, n. 1-2, p. 1-10, 2011. Disponível em: < http://ojs.uprrp.edu/index.php/simbiosis/article/view/206/132 >. Acesso em 27 fev. 2011

Discussão

8 comentários sobre “Apresentação

  1. hahá! qtos blogs vc vai acabar tendo hein Pedroooo?!??!!

    vai lotar a internet hein?!??!! rsrsrsrrsrss

    Bjos,
    Marina.

    Publicado por marina | 02/04/2009, 08:12
  2. Parabéns pela iniciativa, era realmente isso que faltava para os pesquisadores em CI!

    Publicado por Ráisa | 12/04/2010, 10:36
  3. Parabéns pela iniciativa, era realmente isso que faltava para os pesquisadores em CI!
    +1

    Publicado por Kalil | 19/05/2011, 14:55
  4. Bom dia, Kalil!

    Agradecemos os parabéns! Visite sempre o blog para conferir as novidades!

    Atenciosamente,
    Eduardo.

    Publicado por Eduardo | 30/05/2011, 09:38
  5. Parabéns pela iniciativa!!! me ajudou bastante!

    tenho uma sugestão de site interessante… biblioo.com.br

    🙂

    Publicado por brunabiblio | 11/01/2012, 21:00
  6. Olá, brunabiblio!

    Agradecemos sua visita e sugestão! O link já está disponível no InfoBCI, mas se tiver outras sugestões, basta nos enviar!

    Atenciosamente,
    Eduardo.

    Publicado por Eduardo | 26/01/2012, 19:19
  7. Prezados, Parabéns pelo blog.
    Gostaria de sugerir a inclusão do periódico Cadernos de Informação Jurídica: http://www.cajur.com.br/index.php/cajur
    E do blog da InnovaGestão – Consultoria em Informação:
    http://www.innovagestao.com.br/blog/
    Antecipadamente agradeço.

    Publicado por Neide De Sordi | 13/10/2015, 11:57
  8. Eduardo, boa tarde.

    Há mais de um mês venho tentando recuperar este artigo e não o encontro. Este link não abre e a Datagrama desapareceu da face da terra: uma pena.

    Epistemologia, Tecnologia, Paradigma: as origens da Ciência da Informação

    Publicado por Eduardo ⋅ 31/12/2014

    MENDONÇA, Ercília. Epistemologia, Tecnologia, Paradigma: as origens da Ciência da Informação. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 15, n. 6, out. 2014. Disponível em: http://www.dgz.org.br/dez14/Art_01.htm. Acesso em: 30 dez. 2014. Resumo P artigo expõe uma velha inquietação e como tal, busca resposta para sua compreensão. A ideia deste artigo partiu de dois pontos, a discordância quanto … Continuar lendo →

    Publicado por Ercilia | 15/02/2017, 14:59

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: